Aumente o custo de sua frota rodoviária

Aumente o custo de sua frota rodoviária

Sabemos que a condução do caminhão afeta o seu desempenho. Pequenas ações inocentes podem aumentar o consumo de combustível: motor ligado com o motorista fora do veículo, acelerações e freadas bruscas, curvas em alta velocidade, pneus desbalanceados, rodas desalinhadas e tantas outras coisas irrelevantes. Sua empresa treina regularmente os motoristas?

Uma pequena lista de verificações feita regularmente antes de cada saída do veículo pode evitar paralisações e custos desnecessários por dano em componentes mecânicos: nível de água do radiador; nível dos óleos do cárter, freio, diferencial e caixa; aferição da calibragem dos pneus. Existe esse tipo de controle em sua empresa?

As rotas podem ser definidas apenas pela menor distância ou levando em conta a qualidade e segurança da pista de rolamento, existência de acostamento, ângulos de rampa, etc. Essa escolha pode fazer a diferença, não apenas no consumo, mas, sobretudo, no desgaste de pneus, amortecedores, suspensão, balanças, feixes de molas, etc. Sua empresa faz esse tipo de planejamento?

A boa pratica de manutenção preventiva orienta que se deve seguir rigorosamente as indicações do manual operacional do fabricante, trocando as peças que já estão no final da vida útil nas quilometragens recomendadas, mesmo que aparentemente estejam em boas condições (no aéreo é assim). Sua empresa tem um plano de manutenção preventiva ou apenas substitui peças efetivamente danificadas? Lembre-se que a quebra pode ocorrer em locais ermos e distantes da base, com enorme perda de tempo para atender ao reparo.

 

Você sabe o real significado de depreciação? Qual é a utilidade daquele lançamento mensal no balancete que vai reduzindo o valor do caminhão até zerá-lo em 60 meses? A ideia é que esta parcela reduzida no valor do ativo seja depositada em uma conta bancária denominada Depreciação. Assim, ao final de 60 meses, quando o valor do caminhão zerar, na conta depreciação haverá um valor que, somado ao valor residual de venda do veículo, possibilitará a aquisição a vista de um novo caminhão, sem afetar o fluxo de caixa da empresa. Sua empresa pratica esse procedimento?

© 2021. COMEXGATE-EAD. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas