Ferry Boat Autônomo

A Rolls-Royce e a empresa finlandesa Finferries, operadora de ferry-boats, demonstraram com sucesso a primeira operação totalmente autônomadesse tipo de embarcação já registrada no mundo.

 

O Falco é uma balsa (ferry-boat) de 53,8 metros, que entrou em serviço em 1993, equipada com propulsores gêmeos azimutais da Rolls-Royce. Nessa viagem, o Falco utilizou tecnologia de ponta da Rolls-Royce para navegar de forma autônoma entre as cidades finlandesas de Parainen e Nauvo.

 

Com 80 convidados VIP a bordo, o Falco utilizou sensores e inteligência artificial para fazer a viagem de forma autônoma, detectando obstáculos à navegação e obedecendo de maneira precisa a todas as regras náuticas para prevenção de abalroamentos. A atracação também se deu de forma automática, sem qualquer intervenção da tripulação.

 

Os dados captados pelos sensores eram enviados para o centro operacional remoto da Finferries, localizado a cerca de 50 km de distância, na cidade de Turku, onde havia um comandante de navio monitorando toda a a operação autônoma, podendo assumir o controle da embarcação em tempo real, caso isto fosse necessário.

 

A Rolls-Royce já registrou cerca de 400 horas de testes de condução autônoma de embarcações no arquipélago de Turku. O sistema Autodocking permite que, ao se aproximar do cais, a embarcação altere automaticamente o rumo e a velocidade, executando um acoplamento automático, sem participação humana.  

 

O sucesso desse teste comprova que o navio autônomo não é apenas um conceito e sim uma tecnologia que chegou para transformar definitivamente a navegação comercial tal como a conhecemos. 

 

Será que, além de oferecer maior segurança à navegação, a nova tecnologia irá contribuir para reduzir o elevado custo dos fretes marítimos? 

© 2021. COMEXGATE-EAD. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas