Investimento em logística ferroviária

Durante a feira Intermodal South America, realizada entre 13 e 15 de março de 2018, a BRADO LOGÍSTICA divulgou o seu projeto para adquirir 74 vagões double stack, tendo como  objetivo otimizar a movimentação de contêineres no trecho de cerca de 1.400 km entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP), esta última situada a cerca de 30 km da cidade de Campinas.

 

Tal iniciativa decorre do fato que esse trecho ferroviário vem apresentando uma movimentação crescente, com as composições ferroviárias fazendo viagens cada vez mais frequentes, transportando óleos vegetais e outros produtos agrícolas industrializados para abastecer o mercado consumidor do Sudeste. No sentido inverso, os contêineres levam produtos industrializados para atender à crescente demanda dos centros de distribuição mato-grossenses,

 

Os vagões double stack possuem capacidade para empilhar até três contêineres, sendo um de 40 pés e dois de 20 pés. O novo equipamento irá possibilitar a redução do custo operacional, paralelamente a um ganho de aproximadamente 40% na capacidade de carga movimentada na rota. O alivio na sobrecarga de caminhões na estrada atende aos clamores do mercado por maior segurança à carga e melhoria no desempenho energético do transporte interno no país.

 

Embora esta ainda seja uma iniciativa tímida frente à enorme carência da infraestrutura de transporte brasileira, tal fato sinaliza para a inexorável tendência que as ferrovias deverão começar a ser cada vez mais utilizadas, de maneira a iniciar a tão almejada reorientação da perversa matriz de transportes que vemos do país, privilegiando o modal rodoviário em detrimento dos demais.

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