Logística 4.0. Você conhece este conceito?

Logística 4.0. Você conhece este novo conceito?

O acelerado desenvolvimento da tecnologia de informação tem possibilitado inovações de automação aplicadas nas operações logísticas, nos levando ao conceito que vem sendo conhecido como Logística 4.0. Se você já ouviu falar, mas ainda não entendeu bem o que é isso, está na hora de conhecer um pouco mais sobre algumas destas aplicações.

 

Todos os que trabalham com Logística conhecem WMS, EDI, TMI, SAP, MRP, ERP, DSP, bem como outros softwares já considerados clássicos. Vamos então comentar sobre alguns não tão conhecidos, que tem causado uma verdadeira revolução nos procedimentos logísticos.

 

O software Armhazena, opera na plataforma nuvem, gerenciando não somente o estoque no centro de distribuição, mas também toda a cadeia de suprimentos (Supply Chain), rastreando todo o processo desde a coleta dos itens expedidos, a sua entrega e o reinicio do ciclo, com o reabastecimento da cadeia. Gerencia ainda os estoques em poder de terceiros (fornecedor ou cliente) e seus respectivos fluxos, com base em algoritmos que avaliam as informações processadas e sugerem ajuste no processo.

 

O AMCAP é um sistema de alta velocidade para a montagem automática de paletes com caixas mistas, atendendo sobretudo às necessidades do varejo. Pode operar rapidamente mais de 10 mil itens diferentes, tais como embalagens abertas ou fechadas, caixas, latas, bandejas, frascos de plásticos, etc. O software calcula a melhor montagem do palete, promove a sequência de empilhamento a partir de dados como as dimensões externas, peso e grupos de embalagem.

 

 

O SAP Leonardo é um sistema destinado a conectar pessoas, mercadorias, processos e negócios de forma inteligente, de forma a dar suporte a uma rápida tomada de decisão nos negócios, o que significa maior eficiência operacional, redução de riscos e custos. Esta plataforma engloba tecnologias como a machine learning blockchain (soluções analíticas de gerenciamento de dados) e big data (conjuntos de dados tão grandes e complexos, que os aplicativos tradicionais ainda não conseguem fazer captura, análise, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre a sua privacidade). Dentro do SAP Leonardo, há ainda o SAP Connected Fleet, aplicação para otimizar  a operação logística, pelo gerenciamento de frotas em tempo real.

 

 

O Click Reply Warehouse Management (WM) analisa os fluxos de material de fornecedores, para determinar a sua melhor localização no armazém, de forma a obter a otimização dos recursos. Ou seja, o Click comanda de maneira autônoma as solicitações de material dos fornecedores de acordo com os níveis de estoque, planejamento da produção, tempos de transferência e outras variáveis do processo. Se houver divergência na conferência da descarga, o Click WM registra e comunica ao ERP para o ajuste contábil.

 

O Wamas Lighthouse é um sistema de gerenciamento de informação em tempo real, que acoplado a um software WMS, recebe informações de sensores, as analisa e disponibiliza na forma de Key Performance Indicator (KPIs), tendo como objetivo aumentar a velocidade da tomada de decisão de equipes geograficamente dispersas pelo mundo, porém conectadas por dispositivos móveis a uma única plataforma.

 

Pensou que era só isso? Além de inúmeros outros softwares, a cada dia surgem novas invenções de robótica e de Automatic Guided Vehicles (veículos guiados por fotocélulas) destinadas às operações em áreas de armazenagem, sem falar nos inúmeros serviços que já são executados por drones.

 

Ufa! São tantas as novidades, que, em breve, escreverei novamente para deixá-lo sempre atualizado.

© 2021. COMEXGATE-EAD. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas