O Brasil precisa de ferrovias

Um vagão graneleiro transporta cerca de 100 toneladas de grãos, enquanto um cavalo-mecânico puxando 2 semirreboques (bi-trem) transporta apenas 36 toneladas. Entretanto, mais de 60% do transporte interno de cargas no Brasil é feito via rodoviária e apenas 15% via ferroviária.

É notório que o transporte ferroviário de cargas é adequado para longas distâncias, mais barato e polui menos que o transporte rodoviário. Então, dado o fato do país ter dimensões continentais, qual é razão de termos apenas 29.000 km de ferrovias, o que corresponde a menos de 10% das rodovias pavimentadas existentes no país?

As principais razões são:

  1. Ao longo do tempo, configurou-se no país uma malha ferroviária composta por bitolas (largura entre os trilhos) estreita, métrica, inglesa e larga. Porem, apenas cerca de 5% das linhas férreas possui o terceiro trilho, possibilitando o trânsito de 2 diferentes bitolas. Devido a isto, os nossas ferrovias não se interconectam;
  2. A construção de novas ferrovias é um projeto de longa maturação, com retorno de capital demorado, em um país onde predominam ideias imediatistas;
  3. Cada novo governo prioriza as suas próprias ideias, deixando de lado os projetos do governo anterior. Ou seja, os investimentos são descontinuados;
  4. O prazo de concessão para exploração das ferrovias brasileiras é, em média, de 30 anos, pouco atraente para investidores privados obterem lucratividade.

No momento em que os nossos dirigentes entenderem que uma rede ferroviária interligando as diferentes regiões irá beneficiar as cadeias de valor internas e os fluxos de escoamento das exportações, os principais ganhos obtidos para o Brasil serão, dentre outros:

  1. Economia em fretes estimada em 30%;
  2. Maior durabilidade das rodovias, com grande redução no seu custo de manutenção;
  3. Forte redução na poluição por monóxido de carbono;
  4. Menor quantidade de acidentes;
  5. Diminuição dos roubos de carga;
  6. Menos congestionamentos nos centros urbanos;
  7. Aumento na vida útil dos caminhões.

Quando os governantes brasileiros irão acordar para esses fatos?

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