Logística x Omnichannel

Omnichannel é um conceito que busca integrar os compradores, simultânea e interativamente, com lojas físicas e virtuais, redes sociais, televendas, totens, etc, fazendo que o cliente não veja diferenças entre os mercados físico e digital. Como exemplo, há os aplicativos móveis, que combinam o layout do site com a temática interna das lojas físicas.

 

Com a integração dos canais, o cliente passa a ser atendido onde e quando lhe for mais confortável, sem restrições de local, horário ou meio. O cliente pode começar a ser atendido em uma rede social, prosseguir por um canal de voz e terminar a compra em uma loja física, de acordo com a sua conveniência.

 

Para aplicar o conceito omnichannel, é imperioso que o processo logístico esteja integrado, de maneira a permitir que o cliente compre na loja virtual e troque em uma loja física. Para que isto ocorra, todos os sistemas informacionais precisam estar unificados em uma única plataforma, capaz de gerenciar todos os canais de venda.

 

Por outro lado, as principais vantagens logísticas obtidas via uso de omnichannel são:

 

Redução de espaço físico: O estoque concentrado em um único local reduz a necessidade de grandes lojas físicas.

 

Melhor controle de estoque: Aumento da acuracidade em inventários.

 

Menor custo: Reduz despesas com locação e manutenção de lojas, bem como com mão-de-obra.

 

Maior velocidade de processamento: A informação integrada possibilita atender mais rapidamente ao cliente, que pode escolher se irá buscar o produto em algum local onde esteja disponível ou se prefere esperar pela entrega.

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