Porto de Maricá

Após 7 anos de discussões intermináveis, o órgão ambiental do Estado do Rio de Janeiro – INEA concedeu licença prévia para o Terminal Portuário de Granéis Líquido e Estaleiro Ponta Negra (TPN), na Praia de Jaconé, entre Maricá e Saquarema, na Região dos Lagos, norte fluminense.

Mas a discussão continua e as opiniões de especialistas e moradores se dividem. Análises técnicas indicam que a localização é inadequada para um projeto portuário, notadamente devido à incompatibilidade desta atividade com a vocação turística da área, além da indústria pesqueira. Por outro lado, se vislumbra novas ofertas de emprego para a região.

Dentre outros possíveis problemas, pesquisadores da UFF apontam a possibilidade de inúmeros impactos ambientais, com destaque para o desmatamento de mais de 240 hectares da mata atlântica. Com base nesses estudos, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro peticionou ao INEA a revogação da referida licença prévia.

As principais questões para reflexão são:

  1. Com a implantação do Porto de Açu, que continua se expandindo, será que o Estado do Rio de Janeiro precisa de novos investimentos orientados para ampliar a capacidade de transporte da indústria do petróleo?

  2. Uma vez que a Região dos Lagos tem tradicionalmente o turismo como sua principal vocação, não seria mais rápido e lucrativo investir, por exemplo, em parques temáticos?  
© 2021. COMEXGATE-EAD. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas