Operações Portuárias

Demonstração passo a a passo do planejamento das operações portuárias

Sobre o curso

Os portos respondem por uma parcela significativa da transferência de produtos brasileiros para o mercado externo. A medida em que o Brasil amplia a sua participação no comércio internacional, os terminais portuários crescem de importância, na qualidade de principais pontos de embarque e descarga internacional.

 

O curso Operações Portuárias foi tecnicamente planejado e estruturado para descrever e orientar toda a sequencia de planejamento das operações portuárias desenvolvidas em um terminal e, em especial, por navio, envolvendo alocação de trabalhadores, equipamentos e demais recursos, procedimentos para embarque e para descarga, cálculo do tempo de operação e avaliação do rendimento operacional.

Público Alvo

Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Encarregados e Conferentes de terminais portuários, profissionais de qualquer nível atuantes em Autoridades Portuárias, OGMO, Armadores, Despachantes Aduaneiros, trabalhadores portuários em geral, oficiais da Marinha Mercante e da Marinha de Guerra, e profissionais de outras áreas que desejem aprofundar e/ou reciclarem os seus conhecimentos neste campo profissional, bem como prover conhecimento atualizado para aqueles que estão iniciando na carreira.

Habilidades adquiridas com o curso

  • Planejar, gerenciar, coordenar e monitorar operações portuárias em geral;
  • Decidir quanto à adequação dos equipamentos de movimentação horizontal e vertical nas diferentes operações portuárias;
  • Assessorar e discutir tecnicamente com o Comando de um navio todos os aspectos relacionados às operações de embarque e descarga.

Onde aplicar

  • Autoridades portuárias e órgãos de controle e fiscalização atuantes nos portos;
  • Órgãos Gestores de Mão-de-Obra e entidades sindicais atuantes na atividade portuária;
  • Operadores portuários, terminais marítimos, dentro e fora da área do porto organizado;
  • Armadores e agencias marítimas.

Carga horária

15 horas

 Programação curricular

  • Informações gerais
  • Planejamento por navio
  • A escolha do berço e recursos necessários
  • Operação do navio
  • Avaliação operacional - análise do desempenho operacional

Com quem você vai aprender

Paulo Ambrósio

Oficial da Marinha Mercante, Administrador e Mestre em Administração; professor de Logística na FGV; consultor das Nações Unidas na área de transporte, com missões desempenhadas na América Latina e na África; foi executivo nas áreas de navegação, portos e terminais de carga, além de ser autor de livros técnicos nas áreas de Logística e Transporte.

Roberto Tarantino - Tutor

Graduação em Transporte de carga e Logística formado pela UNESA em 2001 e graduação em Logística Empresarial em 2008, Pós-Graduado em Logística Empresarial pela UCAM em 2003, Pós-Graduado em Ciências da Educação pela Paraíso em 2015 e Mestrado em educação em 2013. Trabalhou em diversas empresas privadas na área da Logística de médio e grande porte no Rio de Janeiro, em diversos segmentos por 26 anos.  Domínio na gestão dos segmentos da área de: Compras e Suprimentos, PCP, Custos Logísticos, Estoques, Armazenagem, Distribuição e Transporte. Sólidos conhecimentos em processos logísticos envolvendo ERP’s, WMS e TMS. Implantação, acompanhamento e auditoria de projetos na Suplly Chain, Logística Reversa e Cadeia Logística Sustentável. Consultorias nas áreas de compras, estoques e transportes.

 

 

GOSTOU DO CURSO?

© 2021. COMEXGATE-EAD. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas