Logística x Mercado de trabalho

A tempos vem sendo noticiado na mídia que há no momento cerca de 13 milhões de desempregados no Brasil. Mas este número provavelmente é muito maior, uma vez que não são computadas as pessoas que estão na informalidade, em busca ou não de uma posição no mercado de trabalho. Isto significa que as vagas oferecidas pelo mercado estão sendo disputadas por mais profissionais qualificados.

 

Uma das áreas mais promissoras é a Logística. Mas onde estão essas vagas? O mercado de trabalho é amplo, contemplando comércio, indústrias, transportes, agronegócio, organizações sem fins lucrativos e prestadores de serviços. Sobretudo fora do eixo das grandes cidades, notadamente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

 

Quando a concorrência era menor, os ciclos dos produtos eram mais longos e a incerteza era mais controlável. Então, fazia sentido buscar excelência nos negócios através da gestão eficiente de atividades isoladas como Compras, Transportes, Armazenagem, Fabricação, Estoques e Distribuição. Estas atividades e seus respectivos ciclos limitavam-se a funções específicas, cujo desempenho era medido por indicadores como custos de transportes mais baixos, menores estoques e compras ao menor preço. A moderna concepção da atividade logística compreende a gestão coordenada dessas atividades, envolvendo o gerenciamento do fluxo de pedidos acoplado a processos produtivos e adequação de embalagem, agregando valor a produtos e serviços.

 

A Logística conecta os fluxos de matérias-primas, produtores de produtos acabados, mercados, distribuidores, varejo e consumidores, otimizando tempo e espaço para que as mercadorias estejam sempre disponíveis na hora e locais certos, ao menor custo possível. Assim, para ser eficaz, o profissional de logística deve ter uma visão global da empresa, não ficando restrito à cadeia de suprimentos e sim enxergando todos os elos da cadeia, gerando soluções com foco em resultados.

 

O novo ambiente competitivo traz notáveis oportunidades para profissionais de Logística. As empresas demandam a implementação de estratégias logísticas baseadas nesses novos conceitos e, obviamente, irão requerer profissionais capazes de implementá-las, com uma formação consistente. A demanda crescente por esse novo perfíl contrasta com a carência de oferta de profissionais qualificados.

 

Você, profissional de Logística, está preparado para enfrentar esse desafio? Ah, sim, você tem um diploma de nível superior! Você e muitos outros que disputam a mesma vaga. Qual é o seu diferencial? O que fará você se destacar dos demais candidatos é o desenvolvimento contínuo das competências que o mercado exige. Não pare de estudar. As oportunidades estão aí você precisa estar apto para aproveitá-las.

© 2021. COMEXGATE-EAD. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas